segunda-feira, 6 de junho de 2011

[LA] Os EUA e a Crise

Por: Marcel


Há algumas semanas atrás nós recebemos o nosso amigo Fernando, tambem conhecido como Steve, aqui em casa. Ele veio fazer pós-graduação em Administração em Berkeley uma das melhores faculdades do mundo em Adm. Pra quem não conhece o Steve só lamento. Um dos maiores figuras que conheço, consegue ser engraçado e sério ao mesmo tempo, coisa rara. Normalmente ou o cara é mongol e só faz piada retardada o dia inteiro, ou é um cara sério, com uma visão chata e tediosa da vida... O Steve é um sequelado, sim, mas de alguma maneira consegue ser um cara objetivo e tá lá estudando na melhor facul do mundo enquanto a gente ta aqui chocando ovo, enfim...

Steve cobrindo o nossos ensaios fotográficos no deserto de Vegas
Foi ele quem fez o Making Of: Route 66, confiram aí:

É engraçado como muda a visão das pessoas quando chegam aqui nos EUA. Como nós estamos morando a um tempo já vimos bem como funciona os EUA em vários sentidos.

O Steve chegou aqui com aquela visão típica de turista - Nossa, que irado! Quero morar aqui pra sempre. -. Depois de uma semana arrumando um lugar pra ficar em Berkeley, tendo problemas com troca de produtos, preço de Gasolina, ele começou a ter uma visão mais realista dos EUA.

Como administrador o Steve abriu os nossos olhos para uma coisa: Os EUA estão muito mal na economia. Todo mundo já tinha percebido isso, mas nunca tinha parado pra pensar profundamente e conversar direito com as pessoas nas ruas sobre isso, apenas umas conversas pequenas aqui, uns papos furados alí..
A verdade é que o Brasil pouco sofreu com a crise... na verdade, praticamente saímos melhor do que antes dela. Já aqui nos Estados Unidos o bicho pegou.

Eu passei a perceber mais isso quando vi amigos procurando emprego a 2 meses atrás. Acho que até agora na viagem toda só vi 3 anuncios de emprego, talvez 4. O número de desempregados aqui está absurdo, as pessoas estão recebendo muito menos e as empresas contratando cada vez menos.
A popularidade do Obama está muito baixa por aqui, as pessoas já estão falando no proximo presidente, estão depositando suas fés em governadores mais neo-liberalistas. Eles querem que o dinheiro entre aqui e pare de sair.


Noooooooo

Além da dificuldade de conseguir emprego os preços aqui não param de subir, a Gasolina já chega a $4.50 por Galão. Fazendo uma conta aproximada o valor da Gasolina está R$ 2.00 por litro.
Pode parecer mais barato que no Brasil, mas os carros daqui são 1000 vezes mais potentes que os carros do Brasil. Um dos carros mais economicos é o Toyota Prius que é Híbrido (usa gasolina e energia elétrica). Ele faz 20 Km/L. Enquanto a maioria dos carros faz 10 Km/L e o Ratão bate o recorde de 6 Km/L


Ratão beberrão!!


Outro dia conversei com um atendente de restaurante de fast-food de 18 anos, ele falou que ou trabalhava ou estudava. Os jovens tem trocado o estudo por trabalho, todos querem continuar com a grana que recebiam antes da crise. Outro dia numa loja de celulares o atendente me falou que 5 anos atras a gasolina chegou a ser $1.5 por Galão. O preço da gasolina subiu 300% em poucos anos....

A gasolina é só um dos milhares pontos frágeis do Estados Unidos atual.

Enquanto esteve aqui em L.A., o Steve passou a viagem toda falando das empresas do Brasil. Ele gostava de chocar as pessoas hahaha. Quando ele contava que um brasileiro é o atual dono da Budweiser (cerveja mais comum entre os americanos) ou que somos um dos maiores produtores de petróleo do mundo as pessoas ficavam chocadas. Quando ele falava da nossa economia estável e crescentes então os americanos ficavam loucos.


"Hey, I didn't know that you like Brazilian beer."

E pela primeira vez eu vi os americanos encantados com o Brasil. Não pelo carnaval ou pela mulherada, e sim pela economia.
Os papeis estão invertendo rápido.
Quando será que os Brasileiros vão perceber isso?

Vários amigos meus perguntam: E aí Marcel, curtindo muito os EUA? Só tem coisa boa aí né? Bem melhor que o Brasil ...
Bom, não é bem isso que estou vendo...
Tudo tem seus lados bons e ruins, não nego que aqui existem muitas coisas que não tem no Brasil, porém o brasileiro tem que parar de pagar pau de gringo e começar a dar valor ao que tem. Parece pouco, mas não é.

Uma coisa que eu fico de cara é o nacionalismo dos americanos. Quando o brasileiro bater no peito pra falar que é do Brasil e não for por causa do futebol vamos começar a virar o jogo.
Enquanto isso, temos a mulherada e a cervejinha :D


Bundorgulho!

2 comentários:

  1. Pois é gato, realmente o que você falou é verdade. O desemprego ta alto, o preço das coisas subiu horrores (tem subido no Brasil também, gostaria de lembrar), mas acho que o ponto mais fragil do Brasil não é, nem nunca foi em raíz a economia. O maior problema do Brasil é a corrupção, e isso nos EUA e no Canadá não tem vez. Não tem de jeito nenhum. Ou o seu imposto vira saúde, educação, lazer e cidade bonita ou o pau come. E no Brasil não. Então nossa economia pode tá arrasando agora, concordo, mas quando é que isso vai refletir no dia a dia do brasileiro mesmo? Velho, to morrendo de saudade do Brasil, e antes de eu sair de lá teve gente que me disse que vir pra cá era burrice, porque a economia norte americana tá caindo e a brasileira tá crescendo, mas eu não volto pro Brasil nem que me paguem. sinto falta do meu povo, minha cultura, sinto falta dos meus amigos, da minha familia, do meu ex job, mas poder ter certez que o meu imposto (16%, diferente do brasil que tem o segundo ou terceiro mais alto do mundo) está sendo usado corretamente, está virando salario decente pra professor, estradas boas entre uma cidade e outra, virando financiamento de ensino superior pra quem não tem recurso (porque faculdade publica aqui nao existe, bem como não existe saúde particular) saúde de qualidade, ensino público de qualidade, transporte público de qualidade, segurança nas ruas e nas escolas e todo esse ouro, e não quadriplicando o patrimonio pessoal do Palocci, é uma das melhores sensações do mundo.
    Mas eu concordo com você sim, quando o povo brasileiro decidir bater no peito pra defender o próprio país, e dizer que não vai mais aceitar essa roubalheira e essa politica vergonhosa, e exigir que seu dinheiro seja respeitado o Brasil vai dar certo COM FORÇA. Só que vamos ter que continuar esperando, porque aparentemente nossa juventude não da lá tanta moral pra política... tá todo mundo mais preocupado com a liberação da maconha (que eu concordo, mas não acho que devesse ser o maior foco no momento)
    Beijos no coração de todos vocês.

    ResponderExcluir
  2. Bruna, eh incrivel como o que voce falou eh exatamente o que eu estava conversando com uns americanos aqui esses dias quando eles perguntaram "por que o Brasil nao eh um pais desenvolvido tendo tanta riqueza mineral e sendo a 5a economia do mundo?", e eu respondi "corrupcao". E entao eles pergutaram "por que voces nao fazem algo contra isso?" e a unica resposta que eu tive foi "nao sei".

    O problema do Brasil eh que o assunto politica soh eh valido para um pequeno grupo de revoltados esquerdistas e ninguem leva essa (aquela) porra a serio. Os que tem parecem fazer algo (que sao esses esquerdistas que frequentam cursos de humanas em faculdades publicas), sao um bando de retardado que participam de passeatas pagas pelo PT, PSOL, PCO, (etc.) pra reinvindicar alguma manobra politica de interesse partidario, que no fim eh apenas um jogo de interesse pra distribuir cargos publicos e torrar os impostos com algum evento ou desvio de verba. Quando eles desenvolvem alguma reinvidicacao propria nao partidaria eh pra defender che guevara, maconha ou alguma outra coisa que nao vale as minhas teclas aqui...

    Tenho culpa tambem, claro, por que a classe media, media, esta preocupada com tantas outras coisas na vida (aluguel, comida pro filho, trabalho), que acha que isso eh perda de tempo... temos muito que aprender com o que a Europa tah passando agora. Se voce ver a quantidade de revolucoes trabalhistas, economicas e sociais que o povo lah esta fazendo eh realmente impressionante... italia, grecia, franca... e o melhor, sem bandeiras partidarias... mas enfim... grecia e italia foram berco da democracia, filosofia ocidental, matematica, teatro, danca e musica ocidental a mais de 2000 anos atras; Franca desenvolveu a declaracao dos direitos humanos meio a uma revolucao libertaria sem precedentes em 1700... Nos temos apenas 500 anos e surgirmos em meio da podridao de um reinado ambicioso e corrupto. Os que iam para o Brasil naquela epoca, iam pra fazer o dinheiro deles, sugando o maximo que podia sem se importar em fazer o pais o melhor. Por fim, herdamos deles os nossos valores... temos muito que aprender.

    ResponderExcluir