sábado, 10 de dezembro de 2011

Fotografias de Show

Por: Malu
Saudações leitores do blog da Live Wire,

Estou aqui hoje não como amiga da banda, mas como fotógrafa.
Depois de 6 anos acompanhando e fotografando os meninos aprendi algumas coisas. Claro que esse processo de aprendizado contou com muito, mais MUITOS blogs de fotografia e tutoriais sobre fotografia de shows. No entanto, acho que a pratica é o que mais conta.

                                      Show da Live Wire no Halloween Party Night IV - Sem flash


Primeiramente vou falar de equipamento. Um boa câmera é ótimo mas não é tudo. Comecei com uma compacta, fui para semi-profissional e hoje estou na profissional. Tratar com câmeras profissionais é maravilhoso porque tudo é regulável e sabendo regular bem a câmera a consegue se obter um resultado mais pessoal e de mais qualidade.
Quanto as lentes, eu tenho uma Nikon e uso na maioria das vezes a lente de 50mm, é uma lente clara que facilita muito em ambientes de pouca luz. Uma grande angular clara como a 50mm seria ideal mas como uma lente dessas custa mais de 2mil reais, então... me viro com a 50mm mesmo e quando preciso de uma lente com mais amplitude uso a lente padrão da câmera, a 18-105mm, que é uma boa lente mas é meio escura.

                                              Show do Apex, um expemplo de foto com flash



Com uma semi-profissional: dá pra utilizar o modo manual também, mas com menos liberdade visto que na maioria das semi não dá pra trocar as lentes.
Com uma compacta: Eu, pessoalmente utilizava o modo automático sem flash, mas haja firmeza na mão.
Com uma câmera profissional: com a lente de sua escolha na mão, a hora do show é uma coisa de tentativa e erro. Não recomendo o modo automático. Recomendo chegar cedo ao local e ir testando a luz do palco, ajusta-se a abertura e sobretudo a velocidade.
Normalmente utilizo uma abertura de 1,3'ou mais rápido sem flash. Isso porque edito e clareio as fotos posteriormente o que é uma boa pedida.
Se você for bom na edição de imagem no photoshop ou camera raw (um dos programas que vem com o pacote da adobe que serve exclusivamente para correção de fotografia) tudo fica mais fácil.
Caso contrário, é manter uma longa exposição e ter MUITA firmeza na mão.
O flash é uma boa pedida em alguns casos. No entanto o flash padrão deixa as cores feias e a foto muito chapada, eu para utilizar o flash coloco uma longa exposição de no mínimo 1' o que dá um efeito legal.

                                          Show do Apex, exemplo do flash com longa exposição


Bom, de resto é feeling mesmo. Fotografar show é muito legal mas exige muita concentração. O fotógrafo de show acaba por não curtir tanto a música nem pode ficar biritunts. Mas vale a pena ;)
Em cada show da Live são cerca de 500 shoots para 50 boas fotos.
Ah, outra coisa importante: Cuidado bom os bebuns esbarrando e derramando bebida no seu equipamento!

                                                                Live Wire - Sem flash

                                                              Live Wire - PB sem flash


                                                                  Live Wire - Sem flash


Espero que tenham gostado e que tenha ajudado,
beijos

Maria Luisa Dominici - Fotógrafa da Live Wire

Nenhum comentário:

Postar um comentário